Mundo

Avião russo com 65 prisioneiros ucranianos despenha-se perto da fronteira

O avião que transportava militares ucranianos para troca de prisioneiros despenhou-se na região de Belgorod. Segundo o governador de Bolgorod, ninguém sobreviveu.

SIC Notícias

Lusa

Um avião russo que transportava 65 militares ucranianos para uma troca de prisioneiros despenhou-se esta quarta-feira na região de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

"No dia 24 de janeiro, pelas 11:00 em Moscovo [08:00 em Lisboa], um avião Il-76 despenhou-se durante um voo programado na região de Belgorod. A bordo iam 65 militares capturados das Forças Armadas Ucranianas que estavam a ser transportados para a região de Belgorod para uma troca, seis tripulantes da aeronave e três pessoas acompanhantes", avança o Ministério da Defesa russo, citado pela agência Interfax.

O ministério disse que médicos e agentes da autoridade chegaram ao local. Segundo o governador de Belgorod, Vyacheslav Galdkov, não há sobreviventes.

Uma fonte dos serviços de emergência locais disse à agência russa que as equipas médicas de emergência foram para o local da queda do avião no distrito de Korochansky. Além de ambulâncias médicas, também foram enviados "bombeiros e agentes da polícia", disse a mesma fonte.

Horas antes, o governador de Belgorod havia confirmado, através da aplicação de mensagens Telegram, a ocorrência de um "incidente" no distrito de Korochansky. Alertou os residentes da região para se manterem em casa, esta quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrer um ataque com míssil. Belgorod, uma região no sul da Rússia, tem sido alvo de ataques por parte das forças ucranianas.

"Uma equipa de investigação e funcionários do departamento de Situações de Emergência do Ministério estão atualmente no local. Mudei o meu horário e fui para a área", disse ainda o governador, acrescentando que irá divulgar detalhes mais tarde.

O presidente da câmara baixa do parlamento russo (Duma), Vyacheslav Volodin acusou a Ucrânia de ter abatido o avião militar.

"Mataram os seus próprios soldados no ar, as mães e filhos estavam à espera deles", declarou Volodin no hemiciclo em Moscovo, citado pela agência francesa AFP.


Fontes militares de Kiev dizem que avião russo transportava mísseis

Até ao momento, as autoridades de Kiev não fizeram qualquer comentário oficial sobre a queda do avião. No entanto, fontes militares de Kiev avançam aos jornais ucranianos que o avião russo transportava mísseis.

Uma fonte citada pela agência estatal Ukrinform afirma que avião militar russo Il-76 que se despenhou transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia. Outra fonte militar ucraniana, citada pelo jornal online Ukrainska Pravda, também disse que o avião militar russo transportava mísseis.

Últimas