Mundo

Vaga de frio pode levar EUA a atingirem temperaturas recorde

As mínimas podem baixar até aos 30 graus negativos, em alguns locais, e, por causa do vento, a sensação térmica pode chegar aos 50 abaixo de zero.

MARCO BELLO

SIC Notícias

Os Estados Unidos enfrentam uma vaga severa de frio proveniente do Ártico, que deverá provocar recordes de temperatura negativa e poderá afetar o processo de nomeação do candidato republicano à Casa Branca.

A vaga de frio está a afetar grande parte do território dos EUA, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, sigla em inglês), que emitiu um alerta que abrange cerca de 95 milhões de norte-americanos. O Estado do Iowa é um dos 33 que está sob alerta.

Campanha dos republicanos afetada

As mínimas podem baixar até aos 30 graus Celsius negativos e, por causa do vento, a sensação térmica pode chegar aos 50 abaixo de zero. Há também previsão de forte queda de neve e gelo.

No Iowa, um forte nevão travou a campanha política dos republicanos, uma vez que os candidatos às primárias do partido para as presidenciais de 2024 cancelaram vários eventos.

No Noroeste do país já morreram, pelo menos, quatro pessoas por causa do temporal e milhares de edifícios ficaram sem eletricidade. Mesmo os Estados mais do Sul estão a ser afetados. A Flórida, por exemplo, enfrenta fortes trovoadas e queda de chuva.

Últimas