Mundo

Caos no Equador: face ao clima de violência, países vizinhos reforçam a segurança nas fronteiras

O clima de insegurança e violência vivido nos últimos tempos levou o Peru e a Colômbia reforçaram já a segurança nas fronteiras. A segurança naquele país sul-americano tem piorado desde a pandemia de covid-19, que também atingiu brutalmente a economia.

Aurélio Faria

Jorge Costa

Centenas de pessoas foram detidas nas últimas 24 horas, no Equador. Por todo o país, as tropas controlam as ruas e mantêm as operações antiterroristas. Os alvos são os 22 grupos ligados ao narcotráfico e responsáveis pela insegurança e violência dos últimos tempos.

A Norte do território, o alvo da operação policial foi a casa do líder de ‘Los Lobos’. O chefe de uma das maiores organizações criminosas está entre as centenas de detidas.

Nas ruas das maiores cidades equatorianas, há segurança reforçada e tropas e polícia para manter a ordem pública.

O presidente Daniel Noboa assume que há um conflito armado interno. Fala em guerra contra 22 grupos criminosos ligados ao narcotráfico e responsáveis por centenas de homicídios e incidentes violentos dos últimos meses.

A atual situação no país acionou o alerta nos países vizinhos: o Peru e a Colômbia reforçaram já a segurança nas fronteiras comuns com o Equador.

Últimas