Mundo

Robôs humanoides "para todo o serviço" vão começar a ser produzidos em Xangai este ano

Na Cidade Científica de Zhangjiang, na China, há uma série de empresas de desenvolvimento de robôs e espera-se que sejam as primeiras a comercializar robôs humanoides para utilizações em vários cenários.

SIC Notícias

A inteligência artificial é uma das três principais indústrias de Xangai e os robôs são “a joia da coroa da indústria”. Na Cidade Científica de Zhangjiang diversas empresas de pesquisa e desenvolvimento de robôs estão na vanguarda e preparam-se para inaugurar a produção em massa de robôs humanoides este ano.

O mais recente GR-1 é um robô humanoide “para todo o serviço" produzido pela Fourier Intelligence. Tem a aparência de um esqueleto humano, com 1,65 metros de altura, 55 quilos e 40 articulações no corpo.

Caminha a uma velocidade de 5 quilómetros por hora, realiza movimentos coordenados com as pessoas e tem um grande potencial em múltiplos cenários, como indústria, reabilitação e investigação científica.

Para permitir que robôs humanoides universais se adaptem a cenários mais complexos, a empresa desenvolveu este ano um sistema que integra mais de 30 módulos funcionais, que podem simular cenários desportivos e de reabilitação, como passeios de barco, autocarro e metro, cadeiras de rodas interativas e trânsito de emergência nos semáforos.

Desde os primeiros passos com o robô de reabilitação de exoesqueleto de membros inferiores até ao desenvolvimento de robôs humanoides, esta empresa de tecnologia floresceu no ambiente inovador de Xangai. De acordo com o plano da empresa, a Fourier Intelligence produzirá este ano de 500 a 1.000 robôs humanoides.

Últimas