Um objeto não identificado entrou no espaço aéreo da Polónia, um país que pertence à NATO. Segundo as autoridades polacas, a trajetória do objeto vinha da Ucrânia, numa altura em que a Rússia lançou um dos maiores ataques noturnos desde o início da invasão.
“Durante a manhã, um objeto aéreo não identificado entro no espaço aéreo (…) e desde o momento que atravessou a fronteira até o sinal desaparecer, foi observado pelos radares do sistema de defesa do país”, partilhou o Comando Operacional polaco na rede social X.
Não há registo de ferimentos associados a este objeto, nem se sabe se o mesmo terá caído em território polaco. O primeiro-ministro, Donald Tusk, anunciou uma reunião com os chefes do exército e dos serviços secretos para abordar o assunto.
As autoridades polacas terão realizado uma busca pelo referido objeto aéreo, perto da cidade de Hrubienszow, no sul do país, avança o canal TV Republika. O governador da região de Lublin confirma, citado pela Reuters, que o objeto “apareceu nos radares perto de Hrubienszow”, mas não tem confirmação de que tenha “caído na região”.
Durante a noite de quinta para sexta-feira, a Rússia lançou um ataque contra a Ucrânia com 158 drones. À semelhança do que tem acontecido desde o início da guerra, os principais alvos são infraestruturas críticas, indústrias e instalações militares.
Não é a primeira vez que um objeto proveniente do conflito entre a Rússia e a Ucrânia chega à Polónia. Em novembro de 2022, um míssil ucraniano caiu na vila polaca de Przewodow, num incidente que levanto receios sobre a possibilidade da guerra passar as fronteiras da Ucrânia.
No ano seguinte, em abril, um míssil russo foi encontrado na floresta perto de vila de Zamosc.