Mundo

Maior caravana de migrantes atravessa o México em direção aos EUA

São mais de 6.000 pessoas que caminham em direção à fronteira entre o México e os Estados Unidos. O secretário de Estado Blinken reuniu-se com o Presidente mexicano para o pressionar a fazer mais para travar a imigração ilegal.

SIC Notícias

É a maior caravana de migrantes a atravessar o México no último ano. Cerca de 6.000 pessoas de vários países da América Central dirigem-se para a fronteira do México com os Estados Unidos. A situação está a provocar uma guerra política nos EUA, com o governador Republicano do Texas a enviar muitos dos migrantes para cidades democratas, como Nova Iorque.

Só este ano, cerca de 2,2 milhões pessoas chegaram até à fronteira sul dos Estados Unidos. E há mais 6.000 a caminho. A maior caravana de migrantes de sempre está, nesta altura a atravessar, o México.

Durante o mês de dezembro foram detidos, diariamente, cerca de 10 mil migrantes a tentarem entrar em território norte-americano. Muitos acabam num avião de regresso ao país que os viu nascer, deixando para trás um sonho que lhes custou milhares de quilómetros a pé.

A entrar em ano de eleições Presidenciais, a questão dos migrantes serve de arremesso político. O governador Republicano do Texas, onde entram muitos dos imigrantes ilegais, tem enviado boa parte dos que atravessam a fronteira para cidades geridas por Democratas – seja por autocarro, por comboio ou até avião. Nova Iorque e Chicago são das que mais sofrem há vários meses com um número invulgar de migrantes por gerir.

O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, esteve reunido com o Presidente mexicano, Andrés Obrador, com o objetivo de o pressionar a fazer mais para travar a imigração ilegal a caminho dos Estados Unidos. Mas o México diz que pouco pode fazer perante a avalanche humana que invade o país rumo a norte.

Últimas