Uma baleia aproximou-se de Port Beach, perto de Perth, na Austrália, no passado fim de semana. O mamífero com mais de 15 metros e 30 toneladas chamou a atenção dos banhistas e muitos não hesitaram em nadar em direção ao animal. Um comportamento totalmente desaconselhado, como explicou a bióloga marinha Natalie Sinclair à BBC.
Natalie Sinclair disse à estação de televisão britânica que a baleia esteve "perigosamente perto" da costa, o mamífero poderia estar em risco de encalhar e que esse tipo de comportamento era “incomum e perigoso”.
Segundo a bióloga marinha, quem nada perto corre o risco de desorientar a baleia, e que o melhor a fazer nesta situação é “deixar a baleia em paz” e permitir que qualquer tentativa de resgate seja feita por especialistas.
“A proximidade dos indivíduos à baleia representa um risco, não só para o animal, mas também para as pessoas envolvidas”, acrescentou Natalie Sinclair.
De acordo com os media locais, a baleia conseguiu regressar a águas mais profundas após cerca de uma hora. Contudo, as últimas notícias indicam que o animal acabou por morrer.