Mundo

Neve na Europa: norte de Inglaterra acorda com manto branco

O sul da Alemanha também continua a enfrentar constrangimentos devido à queda de neve. O setor mais afetado tem sido o dos transportes.

Marisa Caetano Antunes

Ricardo Piano

A neve e as tempestades de gelo que atingiram a maior parte da Alemanha provocaram diversos acidentes rodoviários. Nos subúrbios de Frankfurt, um camião capotou e para desimpedir a via só mesmo a ajuda de maquinaria pesada.

Munique tem sido uma das cidades mais afetadas pela queda intensa de neve. As ligações de elétrico foram suspensas e o tráfego no aeroporto permanece fortemente perturbado. Após a interrupção da maior parte dos voos no fim de semana devido à neve, a atividade foi de novo suspensa durante várias horas devido à chuva gélida.

As autoridades aeroportuárias estão a avisar os passageiros para não se deslocarem até ao aeroporto se a viagem não estiver confirmada pela respectiva companhia aérea. Pedem, também, que não se desloquem à infraestrutura para remarcar voos.

O cancelamento dos voos têm-se acumulado desde sábado nesta plataforma, por onde transitam numerosas ligações de longo curso do grupo Lufthansa, originando o bloqueio de numerosos passageiros.

As viagens de comboio, no sul do país, têm sido suspensas por causa da neve e do gelo. As restrições nos transportes devem prolongar-se até à noite de quarta-feira.

O norte de Inglaterra também está coberto de branco

Na região de Cúmbria, o nível de neve chegou aos 30 centímetros e desde o fim de semana cerca de 200 veículos ficaram presos e há várias estradas bloqueadas.

O cenário atrai muitos visitantes, que acabam por ficar retidos.

“A neve caiu e achámos muito bonito. Pensamos que era ótimo termos neve. E depois, ao fim da tarde, devíamos voltar no domingo, e ficámos presos. Aconselharam-nos a não sair”, conta Dave Lennon, turista.

No nordeste da Escócia várias escolas encerraram e foi emitido um alerta amarelo devido aos perigos do gelo. Equipas de resgate de montanha
têm sido chamadas, por diversas vezes e frequentemente devido a acidentes provocados por quedas, na neve.

Com LUSA

Últimas