A principal hipótese para a origem da vida continua a ser a chamada “sopa primordial”, que deu origem ao planeta Terra. Neste “caldo” misturaram-se elementos químicos como carbono, nitrogénio, hidrogénio, metano e amoníaco - os existentes na altura de formação do planeta, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Uma pesquisa publicada recentemente no jornal científico ACS Central Science mostra que o aminoácido mais simples, o nitrometano, pode ter sido obtido a partir do gelo interestelar.
Ralf Kaiser, da Universidade do Havai; Agnes Chang, da Universidade Nacional Dong Hwa Hualien, em Taiwan, e colegas da Divisão de Astronomia da Fundação Nacional de Ciência dos EUA e da Fundação WM Keck começaram a investigar as reações químicas que poderiam ter ocorrido nos gelos interestelares que existiram perto de estrelas recém- formadas e planetas.
A equipa criou modelos de gelo interestelar contendo amoníaco e dióxido de carbono, que foram depositados num substrato prateado e aquecidos lentamente. Usando espectroscopia infravermelha, através da análise trigonométrica de Fourier, os cientistas descobriram que o carbamato e o carbamato de amoníaco começaram a formar-se a temperaturas negativas de -211 e -234 graus Celsius, respectivamente.
Estas baixas temperaturas mostram que estas moléculas, que podem ser convertidas em aminoácidos mais complexos, podem ter-se formado durante as fases iniciais e mais frias da formação estelar.
Além disso, os investigadores descobriram que a temperaturas mais altas, semelhantes às produzidas por uma estrela recém-formada, duas moléculas de carbamato poderiam unir-se, formando um gás estável.
A equipa levantou a hipótese de que essas moléculas poderiam ter sido incorporadas às matérias-primas dos sistemas solares, incluindo o nosso, e depois transportadas para a Terra primitiva por cometas ou meteoritos assim que o planeta tivesse acabado de se formar.
Os cientistas esperam que esta descoberta ajude os meios que temos para pesquisar no espaço profundo, como o Telescópio Espacial James Webb, para começar a procurar moléculas prebióticas (ou seja, existente antes da origem da vida) em regiões distantes do universo onde se formam as estrelas.
Teoria: surgimento de aminoácidos
Com a ajuda da radiação ultravioleta ou da energia elétrica, os elementos químicos primordiais desenvolveram-se até chegarmos aos aminoácidos complexos, básicos para a vida.
O milagre químico foi sugerido com a ajuda de fontes hidrotermais profundas desconhecidas, ou mesmo que um raio cósmico ou não cósmico tivesse caído na sopa primordial.
A outra opção para o surgimento de vida na Terra é a possibilidade de um asteroide cheio de aminoácidos , aliás foram encontrados vários, que se formaram em nuvens moleculares interestelares, como aquela a partir da qual se formou o sistema solar. Mas também não sabíamos como eles apareceram lá. Até agora.