Duas reféns de nacionalidade russa foram entregues esta quarta-feira pelo Hamas ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Faixa de Gaza para serem libertadas, anunciou o movimento islamita palestiniano em comunicado.
"Após os esforços do Presidente russo", as reféns foram confiadas ao CICV "para que este pudesse entregá-las a um representante [do Ministério] dos Negócios Estrangeiros russo", disse o Hamas, no sexto dia da trégua do conflito que trava com Israel desde 7 de outubro.
O grupo palestiniano já tinha libertado Ron Krivoi, um russo-israelita de 25 anos, no domingo, em sinal de gratidão pelo "apoio à causa palestiniana" do líder do Kremlin (Presidência russa), Vladimir Putin.
O Hamas anunciou esta quarta-feira de manhã a libertação de vários russo-israelitas da Faixa de Gaza, onde estão em cativeiro desde 7 de outubro quando foram raptados em Israel.
Estas novas libertações são organizadas "fora do quadro do acordo de tréguas entre Israel e o Hamas", segundo um alto responsável do movimento islamita, e sem contrapartidas.
No total, Israel já libertou 180 prisioneiros palestinianos - a maioria mulheres e crianças - enquanto o Hamas deixou sair em liberdade 81 reféns de várias nacionalidades.