Mundo

Exército israelita anuncia libertação de 14 reféns (1 tem origem portuguesa)

O Exército israelita adiantou que 14 reféns, 10 israelitas e quatro tailandeses, foram libertados pelo Hamas, no âmbito do acordo entre as duas partes que esta quarta-feira entrou no sexto dia e expira amanhã.

Reféns libertados esta quarta-feira pelo Hamas chegam a Tel Aviv
ATHIT PERAWONGMETHA

Lusa

SIC Notícias

O Exército israelita adiantou esta quarta-feira que 14 reféns, 10 israelitas e quatro tailandeses, foram libertados pelo Hamas, no âmbito do acordo entre as duas partes que esta quarta-feira entrou no sexto dia e expira amanhã, quinta-feira. Um dos reféns libertados é um jovem de 18 anos de origem portuguesa.

De acordo com as forças israelitas (IDF, na sigla em inglês), esta informação foi transmitida pela Cruz Vermelha e os reféns estão a caminho da passagem de Rafah, seguindo da Faixa de Gaza para o Egito.

Antes, o Exército israelita tinha divulgado a libertação pelo Hamas de 12 reféns, referindo que dois já tinham sido transferidos para o Egito.

Libertado joovem de origem portuguesa

De acordo com a Comunidade Israelita do Porto, um dos reféns libertados esta quarta-feira é um jovem de 18 anos judeu sefardita, com origem portuguesa.

Liam Or, filho de Dana Or (com pedido de nacionalidade a decorrer) e sobrinho de Dror Or (cidadão português) foi esta quarta-feira libertado pelo Hamas.

As primas de Liam Or (que são filhas de Dror Or), Alma Or (13 anos) e Noam Or (17 anos), foram libertadas no sábado, o dia em que souberam que o pai era refém (situação que ainda se mantém) e que a mãe havia sido assassinada no dia 7 de outubro.

Últimas