Mundo

Homem que atacou marido de Pelosi com martelo condenado por agressão

David DePape, de 43 anos, admitiu durante o depoimento no julgamento que invadiu a casa dos Pelosi em outubro de 2022, com a intenção de manter Nancy como refém e “partir os seus joelhos”, acabando por agredir o marido.

Jemal Countess

SIC Notícias

Lusa

Um júri considerou esta quinta-feira culpado, por tentativa de sequestro e agressão, o homem que invadiu a casa da ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e atacou o marido desta com um martelo.

David DePape foi considerado culpado de tentativa de sequestro de um funcionário federal e de agressão a um familiar de um funcionário federal, podendo ser condenado a 50 anos de prisão.

O ataque a Paul Pelosi, na altura com 82 anos, captado pela câmara de corpo da polícia, ocorreu poucos dias antes das eleições intercalares do ano passado.

DePape, de 43 anos, admitiu durante o depoimento no julgamento que invadiu a casa de Pelosi em 28 de outubro de 2022, com a intenção de manter Nancy Pelosi como refém e "partir os seus joelhos" caso esta lhe mentisse.

Também admitiu ter espancado Paul Pelosi com um martelo depois de polícias de São Francisco terem aparecido na casa, referindo que o seu plano para acabar com o que considerava corrupção governamental estava a esfumar-se quando os agentes chegaram.

Os advogados de defesa argumentaram que DePape foi motivado pelas suas convicções políticas, não porque quisesse interferir nos deveres oficiais de Nancy Pelosi como membro do Congresso, tornando inválidas as acusações contra ele.

Uma de suas advogadas, Angela Chuang, referiu aos jurados durante as alegações finais na quarta-feira que DePape foi apanhado por conspirações.

DePape, um cidadão canadiano que se mudou para os EUA há mais de 20 anos, também é acusado num tribunal estadual de agressão com arma mortal, violência contra idosos, roubo em residência e outros crimes.

Últimas