Maryanne Trump Barry, irmã mais velha do antigo presidente norte-americano, Donald Trump, morreu aos 86 anos, anunciou o New York Times esta segunda-feira.
Segundo o jornal nova-iorquino, Maryanne Trump faleceu na sua casa em Upper East Side, em Manhattan. A causa da morte não foi conhecida, apesar de nada indicar que a sua morte esteja sob investigação.
Nomeada juíza no Estado de Nova Jérsia pelo então presidente Ronald Reagan em 1983, mais tarde foi nomeada pelo democrata Bill Clinton em 1999 para um tribunal federal.
Muito conhecida por ser próxima do seu irmão mais novo, Maryanne Trump Barry foi apanhada a criticá-lo num áudio gravado em 2019. Nas gravações divulgadas, a juíza criticou as políticas, o comportamento e o caráter fronteiriço do antigo líder norte-americano.
Descrevendo-o como “cruel”, “mentiroso” e desprovido de princípios, Maryanne atacou em particular a sua política migratória, que levou à separação de crianças e pais na fronteira do México.
“Tudo o que ele quer é agradar a sua base eleitoral. Ele não tem princípios. Nenhum", afirmou na altura.
Com a morte de Maryanne Trump é um dos quatro irmãos e irmãs de Donald Trump, que aos 77 anos pretende ser reeleito presidente dos Estados Unidos em 2024, contando ainda com Fred Trump Jr. e Robert Trump, ambos falecidos, e Elizabeth Trump, nascida em 1942.