Mundo

Portugal prepara saída de portugueses e palestinianos de Gaza através do Egito

João Gomes Cravinho apontou “que os portugueses e familiares que estão atualmente em Gaza sairão da mesma forma que outros estrangeiros têm saído ao longo das últimas semanas”.

SIC Notícias

Portugal está a preparar a retirada de 16 portugueses e de um “conjunto mais alargado" de palestinianos com ligações ao país, na Faixa de Gaza, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, em Bruxelas.

“Desde o princípio que estamos em contacto permanente com as autoridades israelitas e egípcias e o que temos é a possibilidade de os acolher temporariamente, por dois ou três dias, no Egito e de trazê-los para Portugal”, disse João Cravinho.

Cravinho explica que “não gostaria de dramatizar com esse tipo de terminologia, uma operação de resgate, pois é simplesmente a retirada de portugueses do Egito, a partir do momento, que possam sair de Gaza”.

O chefe da diplomacia portuguesa apontou “que os portugueses e familiares que estão atualmente em Gaza sairão da mesma forma que outros estrangeiros têm saído ao longo das últimas semanas”.

“Neste momento, estamos a trabalhar com seis portugueses e 10 familiares próximos. Depois há um conjunto mais alargado de palestinianos que têm ligações a familiares em Portugal”, precisou.

Operação logística está assegura no Egito?

Questionado pelos jornalistas sobre o processo de retirada, Gomes Cravinho, explicou que a embaixada portuguesa “ já tem tudo estudado e planeado e a partir do momento em que entrem no Egito. A nossa embaixada (…) assumirá a responsabilidade e trataremos de os trazer para Portugal, em princípio por via comercial, porque é um número relativamente pequeno”

Com Lusa

Últimas