A Comissão Europeia vai “triplicar imediatamente” a ajuda humanitária a Gaza, para mais de 75 milhões de euros. O anúncio foi feito por Ursula von der Leyen, que falou esta tarde com o secretário-geral da ONU, António Guterres.
“A Comissão aumentará imediatamente em 50 milhões de euros a atual dotação de ajuda humanitária prevista para Gaza. O montante total passará a ser superior a 75 milhões de euros. Continuaremos a nossa estreita cooperação com a ONU e as suas agências para garantir que esta ajuda chegue aos necessitados na Faixa de Gaza. A Comissão apoia o direito de Israel de se defender contra os terroristas do Hamas, no pleno respeito do direito humanitário internacional. Estamos a trabalhar arduamente para garantir que os civis inocentes em Gaza recebam apoio neste contexto”.
Recorde-se que Von der Leyen visitou Israel na sexta-feira e transmitiu às suas autoridades a total solidariedade da União Europeia após os ataques do movimento islamita Hamas.
Conflito Israel-Hamas
As Forças Armadas israelitas confirmaram ao final da tarde deste sábado que irão levar a cabo uma operação terrestre na Faixa de Gaza. Acrescentaram, no entanto, que as decisões operacionais ainda não foram tomadas, levando a crer que a ofensiva não se iniciará para já.
Ao mesmo tempo, o líder do Hamas garantiu que os palestinianos não vão abandonar Gaza nem a Cisjordânia.
Recorde-se que o movimento islâmico lançou há uma semana um ataque surpresa contra Israel que fez mais de mil vítimas mortais.
Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.