A Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada, esta segunda-feira, com as cores da bandeira de Israel (azul e branco), numa homenagem às vítimas dos ataques do grupo palestiniano Hamas. A estrela de David, símbolo do judaísmo, foi também projetada num dos principais monumentos de França.
Milhares de pessoas saíram à rua em solidariedade com a população israelita. Na famosa Praça Trocadero, os manifestantes cantaram os hinos israelita e francês e recitaram orações pelas vítimas mortais. Entre a população estavam também figuras políticas francesas.
O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros confirmou que duas pessoas com nacionalidade francesa morreram durante os ataques em Israel e há 14 desaparecidos – entre eles uma criança de 12 anos.
O ataque surpresa do Hamas, que começou este sábado, e a consequente retaliação de Israel provocaram a morte a centenas de civis de ambos os lados – um número que deverá continuar a subir nos próximos dias.
O Ministério da Saúde de Gaza estima que pelo menos 687 palestinianos morreram, desde sábado, e 3.726 ficaram feridos. Do lado israelita terão morrido pelo menos 900 cidadãos. As autoridades israelitas anunciaram a descoberta de perto de 1.500 corpos de militantes do Hamas em solo israelita.