Mundo

Helicópteros da polícia atingidos por tiros em favelas do Rio de Janeiro

Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro passou por vários episódios graves de violência. Três médicos brasileiros que participavam numa conferência foram mortos na noite de quinta-feira num bar de praia no bairro nobre da Barra da Tijuca.

Polícia brasileira numa operação no complexo da Maré
PILAR OLIVARES

Lusa

Dois helicópteros da polícia miliar do Rio de Janeiro foram atingidos por tiros numa grande operação realizada pelas autoridades em três favelas do daquela cidade brasileira como parte de uma operação contra o crime organizado.

Segundo os média locais, as duas aeronaves sobrevoavam a favela da Vila Cruzeiro na hora dos disparos e precisaram voltar a aterrar. Nenhum agente se feriu com gravidade.

"Mil agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro iniciam hoje uma grande operação de combate ao crime no Complexo [de favelas] da Maré, na Vila Cruzeiro e na Cidade de Deus", anunciou o governo regional do estado do Rio de Janeiro no X (antigo Twitter).

Estes três bairros, nas zonas norte e oeste da cidade, são considerados redutos do Comando Vermelho, a maior organização de tráfico de droga do Rio de Janeiro.

"Queremos atacar essa fação criminosa que tenta expandir o seu território e acirrar conflitos com outras organizações criminosas", explicou o chefe da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, Renato Torres, durante uma conferência de impressa. Nenhum resultado inicial da operação foi comunicado imediatamente.

Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro passou por vários episódios graves de violência. Três médicos brasileiros que participavam numa conferência foram mortos na noite de quinta-feira num bar de praia no bairro nobre da Barra da Tijuca.

A polícia considera que podem ter sido mortos por "erro" num contexto de luta entre gangues e milícias formadas por ex-bombeiros e ex-agentes das forças de segurança neste distrito da zona oeste.

Traficantes aprendem táticas de guerrilha

Imagens recentemente veiculadas pela TV Globo mostram traficantes armados a treinarem táticas de guerrilha em terra no Complexo da Maré, um dos maiores grupos de favelas da cidade

.Em resposta à onda de violência no Rio de Janeiro e também no estado da Bahia, o Governo do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o envio de recursos policiais adicionais, nomeadamente humanos, para estes dois territórios.

Últimas