O Governo norte-americano anunciou que vai ser construída uma nova secção do muro fronteiriço entre os Estados Unidos e o México. A entrada ilegal de migrantes, mantém-se um problema para Washington.
A decisão é inédita na Administração Biden. O Presidente dos EUA tinha garantido não iria usar dinheiro dos contribuintes para construir nem mais um metro do muro. No entanto, a Casa Branca garante que não se trata de uma reversão da promessa eleitoral.
Aos jornalistas, o Presidente norte-americano afirma que o muro não irá resolver o problema da imigração ilegal, mas sublinha que “o dinheiro foi destinado ao muro fronteiriço” e, por isso, terá ser utilizado para esse fim.
“Tentei fazer com que se reapropriassem para redirecionar esse dinheiro. Não o fizeram, não quiseram. E, entretanto , não há nada na lei além do facto de terem de usar o dinheiro para o que é apropriado. Não posso impedir isso”, afirma Biden.
A atribuição do valor tinha sido feita durante o mandato de Donald Trump, que usou a construção do muro como uma das principais bandeiras da sua campanha eleitoral.
O número de migrantes a entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México tem vindo a aumentar nos últimos tempos. No mês de setembro foi registado um novo recorde de entradas de migrantes.