Mundo

Vazio na Câmara dos Representantes: EUA em risco de perder o rumo com crise política

Nunca, nos 234 anos da existência deste organismo, um presidente havia sido destituído. Kevin McCarthy sai do lugar, para o qual tinha sido eleito há menos de um ano, empurrado pelo seu próprio partido.

Pedro Miguel Costa

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos o presidente da Câmara dos Representantes foi afastado do cargo e pelo seu próprio partido. O republicano Kevin McCarthy é acusado de cooperar excessivamente com os democratas. Os analistas consideram que se trata de mais um golpe de Donald Trump, que volta a mergulhar no caos uma das principais instituições de democracia americana.

Nunca, nos 234 anos da existência deste organismo, um presidente havia sido destituído. Kevin McCarthy sai do lugar, para o qual tinha sido eleito há menos de um ano, empurrado pelo seu próprio partido. Os republicanos mais radicais acusam-no de cooperar em demasia não só com os democratas, mas especialmente com a Casa Branca.

Não só a Câmara dos Representantes fica num vazio, como o próprio partido republicano está agora em guerra civil e até o país corre o risco de ficar sem rumo. Joe Biden deixa de ter oposição com quem negociar numa altura em que os Estados Unidos têm apenas 40 dias para definir um orçamento para o próximo ano. A continuação da ajuda à Ucrânia não está também garantida.

O afastamento de Kevin McCarthy mostra bem o confronto entre os setores moderados e radicais conotados com Trump, que lidera a corrida nas primárias do partido republicano.

A política norte-americana regressa assim a momentos incertos numa altura em que a corrida para as eleições presidenciais de novembro do próximo ano já está a todo o gás.

Últimas