Mundo

ARCHAX: o robô que saiu da ficção científica para a realidade

Um robô gigante pilotado por uma pessoa poderá um dia ajudar na assistência em desastres ou na indústria espacial.

SIC Notícias

Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas em breve poderá tornar-se realidade – por cerca de 2,53 milhões de euros.

Chama-se ARCHAX, em homenagem ao dinossauro arqueopterix. É um robô de quatro rodas, 4,5 metros de altura e 3,5 toneladas que se parece um pouco com "Mobile Suit Gundam" da popular série de animação japonesa.

A start-up Tsubame Industries, sediada em Tóquio, passou os últimos dois anos a desenvolver esta mega-máquina.

O robô será revelado no Japan Mobility Show no final de outubro. Posteriormente, a Tsubame Industries planeia vender cinco unidades por 400 milhões de ienes cada, cerca de 2,53 milhões de euros.

O robô possui monitores na cabine que recebem imagens de câmaras que estão fixadas na parte externa para que o piloto, que está dentro do torso do robô, possa manobrar os braços e as mãos com joysticks.

Ryo Yoshida, CEO da Tsubame, disse à agência Reuters que queria criar algo que combinasse elementos dos pontos fortes do Japão em animação, robótica e automóveis.

"Eu queria criar algo que dissesse: 'Este é o Japão'".

O robô tem dois modos: o "modo robô" vertical e um "modo veículo" em que pode viajar até 10 km por hora.

Yoshida planeia construir e vender cinco máquinas como um brinquedo para os fãs de robôs ricos, mas espera que um dia também possam ser usados para assistência em desastres ou na indústria espacial.

Últimas