Uma das árvores mais célebres e mais fotografadas do Reino Unido foi abatida e descoberta tombada sobre a Muralha de Adriano, esta quinta-feira de manhã. A polícia de Northumbria abriu um inquérito para averiguar o que aconteceu à árvore Sycamore Gap, tendo anunciado a detenção de um adolescente de 16 anos.
“Os danos causados à árvore são resultado de um ato deliberado de vandalismo”, afirmou a polícia inglesa em comunicado.
O suspeito do crime está sob custódia policial e "a auxiliar a polícia nas investigações”, segundo contam as autoridades.
“Os acontecimentos de hoje causaram choque, tristeza e raiva”, disse o diretor da polícia, Kevin Waring.
Reações
Vários moradores visitaram o local, como que em homenagem à Sycamore Gap, e até flores foram colocadas junto ao tronco com três séculos, e em frente ao cordão de segurança montado pela polícia, noticiou a Agence France Press (AFP).
“Sinto uma verdadeira sensação de perda”, disse à AFP o diretor da Autoridade do Parque Nacional de Northumberland e gestor do parque nacional, Tony Gates.
“Tivemos pessoas a chorar aqui hoje. Ficámos impressionados com mensagens nas redes sociais e no nosso site, de pessoas sinceramente tocadas por esta perda", acrescentou.
O National Trust, uma organização para a proteção do património, disse no X (antigo Twitter) que estava “chocado e desesperadamente triste”. “Sabemos o quanto esta árvore é amada localmente, nacionalmente e por todos que a viram.”
A árvore tem sido “uma característica importante e icónica da paisagem há mais de 200 anos”, acrescentou o diretor do National Trust, Andrew Poad.
Muitas pessoas, incluindo membros de grupos de caminhada, partilharam a sua consternação e lembranças felizes perto da árvore, tanto no local como nas redes sociais.
“É uma pena que alguém tenha vindo vandalizar este belo recanto da natureza”, disse à AFP, Ryan Knotman, um técnico de 40 anos.
Robin Hood
A árvore Sycamore Gap, isolada no sopé de duas colinas, ficava muito perto da Muralha de Adriano (Património Mundial da Unesco), construída na época romana para evitar a invasão dos bárbaros.
No filme “Robin Hood”, lançado em 1991, vimos Kevin Costner e Morgan Freeman a caminhar em frente a esta impressionante árvore, que continuava a fazer as delícias dos caminhantes do nordeste da Inglaterra.
Na manhã de quinta-feira os caminhantes descobriram o tronco tombado sobre a Muralha de Adriano.
O gestor do parque nacional declarou rapidamente que tinha sido "deliberadamente baleado".
Com Agence France Press