A aeronave OSIRIS-REx vai entrar na atmosfera terrestre no domingo e espera-se que traga consigo uma amostra cósmica especial: um pedaço intocado do asteroide Bennu, que se situa perto do planeta Terra, segundo noticia a CNN World.
Esta aeronave, que trará rocha e solo do corpo celeste, irá aterrar no deserto do Utah, nos Estados Unidos.
Bennu é um asteroide empilhado em forma de pião, que tem cerca de 500 metros de largura e é composto por rochas unidas pela gravidade.
A NASA vai transmitir ao vivo o momento da da entrega da amostra a partir das 10h ET (ou seja, 15h em Portugal) de domingo. Espera-se que a cápsula entre na atmosfera da Terra às 15h42 horário de Portugal, viajando a cerca de 27.650 milhas por hora (44.498 quilômetros por hora), pousando no solo do Utah cerca de 13 minutos depois.
Depois de lançar a cápsula, a OSIRIS-REx continuará a sua viagem pelo sistema solar para capturar uma visão detalhada de um asteroide diferente chamado Apophis .
OSIRIS-REx, que significa Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer, tem feito uma grande jornada nos últimos sete anos.
Foi lançada do Cabo Canaveral em 2016 e chegou à órbita de Bennu em dezembro de 2018.
O estudo da amostra pode ajudar os cientistas a compreender detalhes importantes sobre as origens do nosso sistema solar, tendo em conta que os asteroides são os “restos” dos primeiros dias do universo, há 4,5 mil milhões de anos. Mas a amostra também pode fornecer informações sobre Bennu, que tem probabilidade de colidir com a Terra no futuro.
O regresso da primeira amostra de asteroide da NASA recolhida no espaço levou anos para ser feito.
Regresso à Terra
Desde que se despediu de Bennu em maio de 2021, a aeronave OSIRIS-REx iniciou a sua viagem de regresso à Terra, circulando à volta Sol por duas vezes, de modo a poder passar pelo nosso planeta no momento certo para deixar a amostra do asteroide.
A NASA e a Lockheed Martin Space passaram grande parte deste ano ensaiando cada etapa do processo de recuperação de amostras .
Se a trajetória da aeronave estiver no caminho certo, a cápsula de amostra deverá ser liberada da OSIRIS-REx a 63.000 milhas (102.000 quilómetros) da Terra na manhã de domingo.
Desde que partiu de Bennu, a aeronave fez inúmeras manobras e disparou seus propulsores para voar pela Terra no momento certo para liberar a cápsula. A cápsula pousará em uma área de 36 milhas por 8,5 milhas (58 quilómetros por 14 quilómetros) no campo de testes e treinos do Departamento de Defesa de Utah.