Mundo

Asteroide vai fazer ‘razia’ à Terra esta quarta-feira

Um asteroide com 91 metros de diâmetro vai passar a uma distância relativamente curta da Terra no que diz respeito a corpos celestes. A NASA está a monitorizar a trajetória.

(Arquivo)
Canva

SIC Notícias

A NASA está a monitorizar um asteroide com 91 metros de diâmetro que, na manhã desta quarta-feira, irá passar a cerca de 3,4 milhões de quilómetros da Terra, uma distância relativamente curta no que diz respeito a corpos celestes.

O asteroide, batizado de “2013 WV44” fará a sua maior aproximação ao planeta Terra às 09:00 desta quarta-feira (hora de Lisboa).

O “2013 WV44” foi observado pela primeira vez em 2013 e viaja a 11,8 quilómetros por segundo, cerca de 34 vezes a velocidade do som.

Apesar de não estar em rota de colisão com a Terra, o tamanho deste asteroide e a ameaça que representa para a vida obrigam a que a NASA e outras agências espaciais o sigam como “potencialmente perigoso”.

“A maioria dos Objectos Próximos da Terra (NEO) não representa qualquer perigo”, referiu o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

“Os cientistas e engenheiros estão a desenvolver planos para sistemas de alerta e tácticas de desvio, para o caso de um asteroide ser encontrado numa órbita que possa pôr em perigo o nosso planeta”.

Uma destas táticas de desvio foi testada no ano passado, pela primeira vez, durante a missão DART da NASA, em que uma sonda espacial colidiu deliberadamente com o asteroide Dimorphos para alterar a sua trajetória.

Últimas