Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, deverá encontrar-se com Vladimir Putin, Presidente da Rússia, nos próximos dias. De acordo com a emissora sul-coreana YTN, citada pela agência Reuters, Kim Jung-Un já se encontra em viagem.
De acordo com a Reuters, o líder norte-coreano já se está a deslocar para a Rússia, através da fronteira nordeste com o país, num comboio especial. A cimeira entre Putin e Kim Jong-un deverá ter lugar na terça-feira, contudo, a YTN tinha dito anteriormente que a reunião iria acontecer na quarta-feira, na cidade russa de Vladivostok, onde decorre o Fórum Económico Oriental.
Esta segunda-feira, a agência de notícias russa Interfax informou apenas que Kim deveria visitar o país “nos próximos dias”. Um dos temas centrais desta cimeira deverá ser o fornecimento de armas a Moscovo por parte de Pyongyang.
Primeira viagem de líder norte-coreano ao exterior em quatro anos
A confirmar-se, a viagem à Rússia será a primeira em quatro anos de Kim a outro país e a primeira após a pandemia de covid-19.
A sua última viagem ao exterior, em 2019, foi precisamente a Vladivostok para um encontro com Putin após o colapso das negociações de desarmamento nuclear da Coreia do Norte com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump.