Imagens de drone captadas esta terça-feira pelos Serviços Regionais de Emergência de Madrid e difundidas pela agência Reuters, mostram o rasto de destruição deixado pelas chuvas torrenciais que afetaram, com maior violência no passado domingo e segunda-feira, o território espanhol, em especial a região de Madrid e Toledo.
O vídeo captado esta terça-feira na localidade de Aldea del Fresno, que pertence à comunidade de Madrid, mostra várias estradas danificadas, pontes desabadas, casas inundadas e inúmeros terrenos totalmente alagados.
Madrid e Toledo foram duas das cidades mais fustigadas pela intempérie que obrigou ao encerramento de estradas, linhas ferroviárias e de metro. Para além destas duas localidades, também em outros pontos do país vizinho, como na Catalunha e em Valência, os rios de lama que se formaram nas ruas arrastaram carros, caixotes do lixo e todo o tipo de objetos e detritos.
Há cinco mortes a registar
Para além das perdas materiais, a tempestade que dá pelo nome de Dana e que se abateu sobre Espanha nos últimos dias causou, segundo a imprensa espanhola, pelo menos, cinco mortos e três desaparecidos, que continuam a ser procurados pelas autoridades locais.
Uma das três pessoas desaparecidas é um pai de família cujo carro caiu no rio Alberche, em Aldea del Fresno. A mãe e o filho, que também seguiam na viatura, sobreviveram ao acidente.
Os outros dois desaparecidos são uma mulher de 54 anos que percorria a estrada CM-4004, em Valmojado, Toledo, no momento do desaparecimento e ainda um homem de 83 anos que foi arrastado pela corrente em Villamanta, em Madrid.
Segundo as previsões meteorológicas para esta terça-feira, a chuva cairá com menos intensidade na generalidade do território espanhol e só se prevê que seja mais intensa na Galiza, Cantábria e Valência.