Mundo

Dois alpinistas morrem nos Alpes italianos

Um dos alpinistas as escorregou durante a subida e ao cair arrastou consigo os restantes, fazendo dois mortos e dois feridos.

A Europa começou o ano novo com uma intensa onda de calor no inverno. As altas temperaturas e a falta de queda de neve nos Alpes e nos Pirenéus deixaram várias estâncias de esqui com pouca ou nenhuma neve. A diferença na cobertura de neve é visível nestas imagens do Copernicus Sentinel-2 capturadas em janeiro de 2022 em comparação com janeiro de 2023, na foto seguinte, que mostra os resorts de esqui Flims, Laax e Falera na Suíça.
contains modified Copernicus Sentinel data (2023), processed by ESA

SIC Notícias

Lusa

Dois alpinistas, um italiano e outro alemão, morreram este domingo nos Alpes italianos quando um dos membros de uma expedição caiu, levando consigo três companheiros, informou a agência noticiosa italiana Ansa.

O acidente, que ocorreu de madrugada no maciço de Ortles, no nordeste de Itália, provocou ainda dois feridos, que foram resgatados de helicóptero.

Segundo a Efe, o acidente ocurreu às 6:20 locais (5:20 em Lisboa) a cerca de 3.000 metros de altitude, quando um dos alpinistas escorregou durante a subida e ao cair arrastou consigo os restantes. Os dois alpinistas que morreram não conseguiram travar e caíram pela encosta.

De acordo com informações recolhidas pela Ansa, os alpinistas seguiam em fila indiana numa parte bastante fácil da via e, por esse motivo, não tinham cordas.

Últimas