Mundo

Níger: EUA preocupados com estado de saúde do Presidente deposto

Mohamed Bazoum e a família estão detidos desde o golpe de Estado de 26 de julho, sem eletricidade e água corrente. Vice-secretária de Estado norte-americana, Victoria Nuland, tentou reunir-se com Bazoum mas sem sucesso.

Mohamed Bazoum, Presidente do Níger.
TEMILADE ADELAJA

SIC Notícias

Lusa

Os Estados Unidos da América (EUA) manifestaram esta quarta-feira a sua profunda preocupação com o estado de saúde do Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, detido desde o golpe de Estado de 26 de julho.

"Estamos profundamente preocupados com a sua saúde e segurança e com a da sua família. À medida que o tempo passa e ele continua detido em isolamento, a situação torna-se cada vez mais preocupante para nós", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, após uma conversa telefónica entre o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, e o Presidente Bazoum.

De acordo com Miller, as preocupações dos norte-americanos com a saúde do líder eleito foram uma das razões pelas quais a vice-secretária de Estado em exercício, Victoria Nuland, tentou encontrar-se com o Presidente Bazoum durante uma viagem não anunciada ao Níger na passada segunda-feira, mas sem sucesso.

O primeiro-ministro deposto, Ouhoumoudou Mahamadou, afirmou recentemente que Mohamed Bazoum continuava detido com a mulher e o filho, sem eletricidade e água corrente.

Em Niamey, o antigo emir de Kano (norte da Nigéria) anunciou esta quarta-feira que se encontrava na capital nigerina para mediar com o regime militar saído do golpe de Estado, na véspera da cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o Níger.

“Falámos com o chefe de Estado, o general Abdourahamane Tiani, o novo homem forte do Níger, e vamos regressar à Nigéria para transmitir uma mensagem do general ao Presidente nigeriano. Viemos na esperança de que a nossa chegada abra caminho a verdadeiras discussões entre os líderes do Níger e da Nigéria”, disse o antigo emir, Sanusi Lamido Sanusi, à estação nacional de televisão do Níger.

Na cimeira, que irá decorrer em Abuja, na Nigéria, deverá sair uma decisão sobre uma intervenção militar para repor a legalidade constitucional.

Últimas