Pelas contas dos especialistas, já não havia hipótese de encontrar os tripulantes do submarino Titan vivos, mas o desfecho foi pior do que o esperado. Os robôs subaquáticos localizaram, na tarde de quinta-feira, várias partes do Titan.
A construção do Titan
A primeira expedição do submarino da empresa OceanGate aos destroços do Titanic foi realizada em 2021. Para a construção do submarino foram precisos mais de 5 anos. A OceanGate contou com especialistas da NASA, da Boeing e da Universidade de Washington.
O Titan era mais leve e mais económico do que qualquer outro submarino de profundidade, graças à utilização de materiais modernos. A embarcação tinha quase sete metros de largura por três de altura. Feita com cápsulas de titânio e o casco - com quase 13 centímetros de espessura - era de fibra de carbono. A claraboia media 53 centímetros de largura. Tinha ainda um suporte vital de 96 horas para cinco pessoas e pesava mais de 10 toneladas.
O veículo tinha capacidade de ir a até aos quatro mil metros de profundidade, a uma velocidade de mais ou menos cinco quilómetros por hora.
A viagem inaugural do Titan
Num vídeo gravado em 2021, ano da viagem inaugural do Titan, o presidente da empresa mostra o submarino por dentro e explica o que se pretende com as viagens.
“Vamos entrar no submarino. Esta é a única casa de banho neste submarino. É o melhor lugar da ‘casa’. Dá para olhar pela vigia. Colocamos uma tela de privacidade e aumentamos o volume da música. É muito popular”, brincou.
Os cinco ocupantes do Titan na fatídica viagem
Stockton Rush era uma das cinco pessoas a bordo da embarcação na fatídica viagem. O presidente da OceanGate Expeditions tinha 61 anos e era piloto desde os 19. Hamish Harding também estava a bordo do Titan. Na última publicação nas redes sociais, o empresário britânico disse que ia ver de perto o Titanic com especialistas neste tipo de missões. Tinha 58 anos e três recordes do Guinness. No ano passado foi um dos turistas que visitou o espaço.
Dois dos passageiros do Titan eram pai e filho, Shahzada e Suleman Dawood. O vice-presidente de uma empresa de fertilizantes e energia era um dos homens mais ricos do Paquistão e administrava várias empresas da família.
O quinto tripulante era Paul-Henri Nargeolet, de 77 anos, conhecido como o “senhor Titanic”. Ex-comandante da Marinha francesa, fez mais de 35 mergulhos no local do naufrágio.
Cada passageiro pagou cerca de 230 mil euros para ver de perto o que sobrou do Titanic.
O famoso navio naufragou em 1912, na viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos, depois de atingir um icebergue. Mais de 1500 pessoas morreram. Os destroços foram encontrados em 1985, a 650 quilômetros a sudoeste do Canadá e estão a 4.000 metros de profundidade.
O que correu mal com o Titan?
O passeio pelos destroços do Titanic durava apenas apenas duas horas. A embarcação perdeu contato uma hora e 45 minutos depois do início da expedição, no domingo de manhã.
O submarino não estava certificado e as condições de segurança da embarcação já tinham sido denunciadas por peritos e passageiros. Por operar em águas internacionais, a empresa conseguiu escapar a fiscalizações e à aprovação de qualquer órgão regulador.
Antes de embarcar, os passageiros tiveram de assinar um termo de responsabilidade. O documento indicava que a viagem poderia resultar em lesões físicas, trauma emocional e até morte.