Marcelo Rebelo de Sousa confirma que o português baleado no ataque em Annecy, nos Alpes franceses, continua hospitalizado, mas já se encontra estável. O Presidente da República elogia também a visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, ao hospital.
“[O português] está estável, felizmente. Ainda se está a recolher mais informação. (...) Macron sabe o que deve aos portugueses em França… os franceses sabem que uma parte da sua independência devem a Portugal”, afirmou.
Esta sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que um cidadão português ficou ferido no ataque, ao tentar travar o suspeito.
“O Governo português lamenta o incidente, que envolveu um ataque com faca, ocorrido ontem num parque infantil de Annecy, nos Alpes franceses, manifestando toda a solidariedade às crianças e adultos feridos, bem como às suas famílias. No decurso do trágico acontecimento, um cidadão português, ao tentar impedir o atacante de fugir da polícia, ficou gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo. Pelo ato de coragem e bravura, uma palavra de profundo agradecimento. Através do Consulado-Geral de Portugal em Lyon, está a ser feito todo o acompanhamento da situação, junto das autoridades locais e do hospital, bem como prestado todo o apoio necessário a este cidadão”.
Recorde-se que na quinta-feira, um agressor com uma faca feriu seis pessoas, dois adultos e quatro crianças pequenas, num parque infantil na cidade de Annecy. Todas as vítimas feridas no ataque estão estáveis, adiantou já esta sexta-feira o Governo francês.
O agressor, Abdelmasih H., está sob custódia das autoridades policiais e será submetido a um exame psiquiátrico. Tinha pedido asilo ao Estado francês e a resposta negativa foi-lhe entregue no último domingo.