O rei Carlos III juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão participar numa cerimónia em Londres no dia 15 de junho para celebrar os 650 anos da aliança luso-britânica.
O evento foi esta quinta-feira publicado na agenda oficial da família real, dando conta da presença do monarca num serviço religioso de 'Thanksgiving' (Ação de Graças) na Capela da Rainha do Palácio de Saint James.
A Presidência da República confirmou que Marcelo Rebelo de Sousa também vai estar presente, no âmbito da visita oficial a Londres, entre 14 e 16 de junho.
A escolha do local é simbólica, pois a igreja era frequentada pela rainha portuguesa Catarina de Bragança (1638-1705) enquanto esteve casada com o rei Carlos II.
O evento é o culminar de vários anos de celebrações promovidas pela Portugal-UK 650, uma iniciativa não oficial de caráter voluntário e sem fins lucrativos, que arrancou em 2018.
A aliança remonta ao Tratado de Tagilde, assinado em 10 de julho de 1372, entre o Rei D. Fernando e representantes do Duque de Lencastre, filho de Eduardo III de Inglaterra.
No ano seguinte este pacto foi reforçado pelo Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinado em 16 de junho de 1373 na Catedral de São Paulo, em Londres, por Eduardo III de Inglaterra e Fernando I e Leonor de Portugal.
Treze anos mais tarde, em 1386, a aliança voltou a ser revigorada pelo Tratado de Windsor, que determinou o casamento de João I de Portugal e Philippa de Lancaster, que ficou conhecida como Filipa de Lencastre.