Mundo

França proíbe voos domésticos entre cidades a curta distância

Passam a ser proibidas as viagens de avião entre cidades que estejam a menos de duas horas e meia de distância de comboio. O objetivo da medida é reduzir as emissões de carbono.

SIC Notícias

Os voos domésticos de curta distância passaram a ser proibidos em França. A medida entrou em vigor esta terça-feira e tem como objetivo reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A partir de agora está proibida a realização os voos entre cidades que estejam a menos de duas horas e meia de viagem de comboio. A partir de Paris, por exemplo, deixa de ser possível viajar de avião para Nantes, Bordeaux ou Lyon.

O ministro dos Transportes francês, Clement Beaune, considerou, numa publicação de Twitter, que esta medida era “um enorme sinal e uma estreia mundial”.

Apesar de só ter entrado em vigor esta terça-feira, a medida já tinha sido aprovada em abril de 2021, numa altura em que o número de voos diminuiu significativamente devido à covid-19.

O objetivo desta medida é reduzir as emissões de carbono. No entanto, há ambientalistas que consideram a medida insuficiente.

Antes da aprovação da lei, um grupo criado por Macron para ajudar a estabelecer a política ambiental nas viagens aéreas pedia que a proibição abrangesse todas as cidades cuja viagem de comboio fosse até quatro horas.

Últimas