Mundo

Páscoa no Vaticano: Papa Francisco celebrou o lava-pés numa cadeia juvenil

O Papa Francisco, já recuperado dos dias de internamento num hospital de Roma, fez questão de cumprir o ritual do lava-pés no mesmo local em que o fez em 2013.

SIC Notícias

Milhões de católicos em todo o mundo deram início às celebrações pascais. Em Itália, o Papa Francisco cumpriu, uma vez mais, a tradição da cerimónia de lava-pés numa cadeia juvenil de Roma, o mesmo local onde em 2013 realizou o primeiro lava-pés do pontificado.

O Papa Francisco, já recuperado dos dias de internamento num hospital de Roma, fez questão de cumprir o ritual do lava-pés, na prisão juvenil de Casal del Marmo, na capital italiana.

Foram 12 jovens de várias nacionalidades, seis menores, detidos por diversos crimes. Francisco lembrou que é preciso compreender as falhas que todos podem cometer.

“Cada um de nós pode escorregar [no pecado], cada um de nós. E esta consciência, esta certeza de que cada um de nós pode escorregar é o que nos dá a dignidade, ouça esta palavra, a dignidade de sermos pecadores”, disse.

Os jovens tiveram de ser sentados numa estrutura mais alta porque o Papa sofre de graves problemas de mobilidade e já não consegue ajoelhar-se.

“Eu espero conseguir porque não consigo andar bem, mas vocês pensem: Jesus lavou os meus pés”, afirmou.

Esta sexta-feira, estava previsto que o Papa presidisse à tradicional Via-Sacra, no Coliseu de Roma, mas vai falhar presença “devido ao frio”, informou o Vaticano.

[Notícia atualizada às 16:22]

Últimas