Mundo

Trump quer comparecer em tribunal algemado caso seja indiciado

A insistência do antigo Presidente norte-americano em ser algemado é vista como uma forma de sublinhar o que considera ser uma acusação injusta.

JONATHAN ERNST

SIC Notícias

O ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, quer comparecer em tribunal algemado caso seja indiciado pelo grande júri de Manhattan, segundo afirmam conselheiros próximos.

As mesmas fontes argumentam que o objetivo será transformar tudo num “espetáculo”.

A insistência do antigo Presidente norte-americano em ser algemado é vista como uma forma de sublinhar o que considera ser uma acusação injusta.

Trump diz ainda não se importar de levar um tiro, já que isso o tornaria num mártir e aumentaria a probabilidade de vencer as eleições presidenciais de 2024.

Em Nova Iorque um coletivo de juízes decide se avança ou não com uma acusação formal a Donald Trump por um alegado suborno a uma atriz de filmes pornográficos, a quem terá sido comprado o silêncio durante a campanha presidencial de 2016.

Trump alertou os seus apoiantes de que pode ser detido e, por precaução, estão a ser tomadas medidas de segurança pelas autoridades. Em redor do capitólio em Washington, por exemplo, foram erigidas barreiras de segurança.

Entre aqueles que defendem a acusação formal do anterior Presidente - um acontecimento sem precedentes na história dos EUA - consideram que, uma eventual detenção, que viria a acontecer esta terça-feira, seria contraproducente.

Últimas