Mundo

Guterres encontra-se esta quarta-feira com Zelensky

António Guterres vai discutir com Volodymyr Zelensky o acordo com a Rússia para a exportação de cereais ucranianos através do mar Negro.

Canva

SIC Notícias

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está a caminho de Kiev, onde se vai encontrar com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

António Guterres vai discutir com Volodymyr Zelensky o acordo com a Rússia para a exportação de cereais ucranianos através do mar Negro.

Por razões de segurança, não foi divulgada a hora do encontro. Sabe-se apenas que vai acontecer esta quarta-feira.

“O secretário-geral chegou à Polónia, a caminho da Ucrânia”, disse esta terça-feira o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

O porta-voz da ONU adiantou ainda que serão também discutidos “outros aspectos e questões pertinentes”.

A visita à Ucrânia será a terceira que Guterres fez no último ano. O secretário-geral das Nações Unidas deverá regressar a Nova Iorque na quinta-feira.

Rússia promete cumprir acordo de cereais se outras partes o fizerem

A Rússia anunciou no domingo que está pronta a cumprir a sua parte no acordo de exportação de cereais, assinado em julho do ano passado, se os outros participantes o aplicarem numa base de igualdade.

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco garante que está a trabalhar para aumentar a extensão do acordo.

Um dos acordos regulou a exportação de cereais dos portos controlados por Kiev de Odessa, Chernomorsk, e Yuzhny. Um acordo entre a Rússia, Turquia, Ucrânia e as Nações Unidas previa o estabelecimento de um centro de coordenação de quatro pontos para revistar navios que transportassem cereais, a fim de evitar o contrabando de armas e evitar provocações.

Além disso, a Rússia e as Nações Unidas assinaram um memorando que prevê que a ONU tomará medidas para levantar várias restrições às exportações de produtos agrícolas e fertilizantes russos no mercado mundial.

O acordo dos cereais foi prolongado em novembro para mais 120 dias, expirando a 18 de março.

Últimas