Apareceu em público pela primeira vez em novembro. De mãos dadas com o pai em frente ao maior míssil balístico da Coreia do Norte. Desde aí tem dividido holofotes com o pai em eventos militares. Agora, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, proibiu que haja mais pessoas no país com o nome da filha, Ju-Ae. Os analistas dizem que é cedo para conclusões definitivas, mas Kim Jong-un poderá estar a preparar terreno para a filha ser a próxima líder.
De casaco branco e sapatos vermelhos, a inspecionarem um míssil balístico antes do teste de lançamento. Foi assim que a filha do líder norte-coreano foi apresentada ao mundo, há três meses. Só em fevereiro, apareceu duas vezes ao lado do pai, uma delas num evento que envolvia um grande banquete com altas patentes militares. Com gestos de afeto e cumplicidade entre os dois. Os média estatais descrevem-na mesmo como a "filha mais amada". Mas o que é que isto pode significar?
Proibição do nome
As recém-nascidas norte-coreanas foram proibidas de serem batizadas com o nome da filha, Ju-Ae. E quem já o tem, terá de mudar. Isto porque o nome está agora reservado a pessoas da "mais alta dignidade". Esta informação foi avançada pela Radio Free Asia (RFA). O regime já proibia as pessoas de usarem os nomes de Kim Jong-un e dos antecessores.
Como se chama realmente?
É conhecida por "filha amada" ou “filha respeitada”. Quando aparece nos meios de comunicação norte-coreanos, é assim chamada. Até agora, foram poucas as vezes em que foi chamada pelo nome Ju-Ae.
Que idade tem?
A idade não é clara. Mas teria cerca de um ano quando Dennis Rodman, uma estrela de basquetebol, a pegou ao colo numa visita a Pyongyang, em 2013, diz o The Washington Post. Fazendo as contas, terá cerca de 10 ou 11 anos.
A agência de espionagem da Coreia do Sul acredita que Ju-Ae seja a segunda filha de Kim Jong-un e Ri Sol-ju e a "do meio": deverá ter um irmão mais velho, nascido em 2010, e um mais novo, que terá nascido há cinco anos.
Onde estuda?
Kim Jong-un e os irmãos não foram para a escola - tiveram professores particulares enquanto moravam em Pyongyang. Mas para lhes dar uma experiência de "vida normal", o pai pô-los numa escola na Suíça durante vários anos da adolescência, todos com nomes falsos. Para já, não se sabe onde a filha estuda. Sabe-se, sim, que Kim Jong-un parece estar a diferenciar-se do pai, ao tornar público o rosto da filha numa idade tão precoce.
Mudanças na Coreia do Norte
A liderança da família Kim na Coreia da Norte remonta a 1948, quando Kim II-sung assumiu o poder.
O destaque dado a um filho da família líder é uma grande mudança para a Coreia do Norte. Estará Kim Jong-un a mudar o "molde da família"? Kim Il-sung, avô do atual líder, não apresentou o filho, Kim Jong-il, ao público.
Kim Jong-un já levou a filha a vários eventos militares, alimentando especulações de que poderá estar a preparar terreno para Ju-Ae ser a próxima líder norte-coreana. Ainda assim, analistas alertam: é cedo para conclusões definitivas.
A informação sobre a descendência de Kim Jong-un, que se acredita ter cerca de 39 anos, tem sido sugerida por especialistas com ligações dentro do país.