Mundo

Putin reconhece independência de Kherson e Zaporíjia

Moscovo prepara a anexação das quatro regiões ucranianas esta sexta-feira.

ILYA PITALEV

SIC Notícias

O Presidente Vladimir Putin assinou um decreto onde reconhece a independência das regiões ucranianas de Kherson e Zaporíjia, que estão sob domínio russo. Esta decisão acontece no dia antes de ser celebrada a integração no território russo.

O Kremlin anunciou esta quinta-feira que as quatro regiões da Ucrânia que realizaram referendos sobre a adesão à Rússia serão incorporadas no país na sexta-feira. Duas dessas regiões - Lugansk e Donetsk - já tinham sido reconhecidas como estados independentes por parte de Moscovo, antes do início da invasão.

Esta quinta-feira, porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, adiantou ainda que o Presidente russo, Vladimir Putin, participará numa cerimónia em que as regiões se tornarão oficialmente russas.

Peskov disse aos jornalistas que os líderes das quatro regiões - onde os referendos terminaram na terça-feira - assinarão os tratados para se juntarem à Rússia durante a cerimónia de sexta-feira no Kremlin.

A anexação oficial já era esperada após a votação nas áreas sob ocupação russa na Ucrânia, cujos habitantes, alegou Moscovo, apoiavam esmagadoramente a anexação formal destes territórios pela Rússia.

Depois do Kremlin confirmar a anexação das quatro regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, começaram os preparativos para a festa.

Esta cerimónia tem a oposição da Ucrânia e dos seus aliados - incluindo a União Europeia -, que não reconhecem a legalidade das consultas populares.

“Durante uma noite, Kherson e Zaporíjia vão ser independentes”

José Milhazes, comentador SIC, explica porque razão Vladmir Putin reconheceu a independência das duas regiões ucranianas esta quinta-feira.

“Porque é que isso é feito hoje [quinta-feira] à noite? Porque amanhã [sexta-feira] essas repúblicas vão pedir à Rússia a sua integração em território da Federação Russa. Ou seja, durante uma noite, Kherson e Zaporíjia vão ser independentes. Deixaram de fazer parte da Ucrânia como já tinha acontecido como Donetsk e Lugansk”, afirma o comentador.

A independência da Ucrânia irá decorrer apenas durante uma noite, uma vez que, esta sexta-feira, já está prevista a anexação das quatro regiões. Moscovo está a preparar uma celebração para receber estas regiões na Rússia

“Vamos ter um bacanal de patriotismo na Rússia. Putin vai insistir na técnica do patriotismo, vai fazer um discurso solene no Kremlin, as duas câmaras do Parlamento vão imediatamente apoiar o presidente. Ele irá fazer um discurso muito patriótico de que a Rússia está a ser alvo de um ataque do ocidente e da NATO”, afirma, acrescentando que é possível que Putin venha “a fazer uma proposta de paz que à priori se sabe que a Ucrânia não pode aceitar.”

Últimas