A Comissão Nacional Eleitoral de Angola anunciou nas primeiras horas desta quinta-feira os resultados provisórios das eleições gerais, que dão uma vitória ao MPLA quando estão apurados 33,6% dos votos.
- MPLA: 60,65%
- UNITA: 33,85%
Segue-se o Partido da Renovação Social com 1,45%, a Frente Nacional para a Libertação de Angola com 1,28%, o Partido Humanista de Angola com 1,05%, a coligação Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) com 0,70%, a Aliança Patriótica Nacional (APN), com 0,51% e o Partido Nacionalista para Justiça (P-NJANGO) com 0,48%.
Estes são os primeiros resultados a serem divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral angolana, que legalmente tem 15 dias deste a data da votação para divulgar os resultados definitivos.
Cerca de 14 milhões de angolanos tiveram esta quinta-feira oportunidade de escolher o seu futuro Presidente.
Já depois das urnas fecharem, do partido no poder há 47 anos escreveu nas redes sociais que "as atas das assembleias de voto comprovam que o MPLA mantém uma distância confortável em relação aos opositores".
Em conferência de imprensa, representantes da UNITA disseram que os resultados provisórios apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral "não são fiáveis" e que há “uma tendência de vitória da UNITA em todo o país”.
[Última atualização às 01:20]