Mundo

Autópsia ao corpo de João Rendeiro: análise deverá demorar cerca de duas horas

Corpo do ex-banqueiro será analisado esta terça-feira.

O corpo de João Rendeiro vai ser autopsiado na terça-feira. É um passo essencial para confirmar a causa da morte e para o apuramento de eventuais responsabilidades dos serviços prisionais da África do Sul. A análise deverá demorar cerca de duas horas e vai determinar se foi ou não suicídio.

Por se encontrar a 10 quilómetros da prisão de Westville, é na morgue de Pinetown que se realizam as autopsias de reclusos que morrem no estabelecimento prisional. Será nesse local que será feita a autópsia ao corpo do ex-banqueiro.

Segundo fonte da morgue, a análise deverá demorar cerca de duas horas e vai determinar a causa da morte.

A demora da autópsia prende-se com a ausência de um médico legista que tem de estar presente durante a análise por o caso estar em investigação, tendo sido preciso conciliar agendas.

O ex-presidente do BPP, detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021, ter-se-á suicidado dentro da cela individual.

O corpo foi encontrado na sexta-feira e já foi reconhecido pelo cônsul-honorário de Portugal.

O Ministério Público sul-africano vai manter a sessão preparatória do julgamento de extradição do ex-banqueiro agendada para dia 20 para que seja presentada a certidão de óbito e encerradas as diligências do processo de extradição.

O caso do Banco Privado Português não termina com a morte de João Rendeiro. A investigação da Polícia Judiciária vai continuar.

Saiba mais:

Últimas