Mundo

O maior mapa do Universo contém 8 milhões de galáxias

Cientistas conseguiram criar o maior mapa em 3D do Universo.

SIC Notícias

Uma equipa internacional de cientistas conseguiu produzir o mapa tridimensional mais detalhado do Universo.

Os cientistas esperam que o mapa ajude a compreender de onde o cosmos veio e para onde vai, uma melhor compreensão da matéria negra.

Com um instrumento especialmente construído para o efeito – Instrumento Espectroscópico de Energia Negra (DESI), os cientistas esperam um dia ver resolvido o mistério da cada vez mais rápida expansão do Universo.

Em declarações à BBC, o professor Carlos Frenk, do Instituto de Cosmologia Computacional, disse que os dados do DESI “ajudarão a descobrir alguns dos segredos mais íntimos do cosmos o que ajudará a procurar pistas sobre a natureza da energia negra.

“Também aprenderemos mais sobre a matéria negra e o papel que ela desempenha na forma como galáxias como a Via Láctea se formam e como o universo está a evoluir”.

Espera-se que o DESI catalogue mais de 35 milhões de galáxias até 2026. Os cientistas esperam recolher dados que aumentem a probabilidade de perceber a expansão do Universo. Os físicos especulam que a energia escura, que compõe até 70% do Universo, seja responsável pela expansão acelerada. Acredita-se que grande parte do resto do Universo seja composto de matéria negra, cuja distribuição sustenta a formação de galáxias.

Saiba mais:

Últimas