Mundo

Fogo na Catalunha continua descontrolado e a progredir

Incêndio florestal começou no sábado perto da Tarragona e alastrou para a região de Barcelona.

DAVID ARJONA RAMIREZ

SIC Notícias

Continua descontrolado o incêndio florestal que começou no sábado à tarde perto da Tarragona e que alastrou para a região de Barcelona, na Catalunha.

Segundo a televisão pública espanhola, quase 170 pessoas tiveram de ser retiradas de casa durante a manhã deste domingo.

Segundo os bombeiros, a maioria das pessoas retiradas das suas casas foram realojadas em edifícios de serviços sociais locais, tendo sido pouquíssimos os que optaram por ficar em casas de familiares.

A maior parte das pessoas realojadas temporariamente mora em quintas ou casas isoladas dos municípios de Sant Martí de Tous, Santa Margarida de Montbui e Santa Coloma de Queralt, na província de Tarragona, na Catalunha.

Os bombeiros indicaram também que cerca de 40 crianças e monitores de uma colónia de ferias de Santa Margarida de Montbui também foram retirados.

Durante a tarde de domingo, uma urbanização também foi evacuada e mais de 1300 moradores de municípios vizinhos foram obrigados a ficar confinados devido ao fumo e à proximidade do fogo.

O vento forte e as altas temperaturas têm dificultado o trabalho dos bombeiros, mas espera-se que hoje o clima esteja mais favorável ao combate.

O fogo já consumiu quase 1.300 hectares, cerca de 850 hectares fazem parte da área protegida do Sistema Prelitoral Central.

É um dos incêndios mais devastadores dos últimos dois anos, na região nordeste de Espanha. As autoridades estão agora a investigar a origem.

Últimas