Mundo

Novo ano marciano e uma caixa de joias de estrelas: as melhores imagens da semana a partir do espaço

A Agência Espacial Europeia (ESA) publica no final de cada semana as melhores imagens do cosmos ou da Terra captadas a partir do espaço. Esta semana ficou marcada pela entrada de duas sondas na órbita de Marte poucos dias depois de assinalar um novo ano marciano.

As imagens podem ser vistas em alta resolução e as explicações detalhadas no site da Agência Espacial Europeia.

São imagens captadas pelos vários instrumentos que o Homem tem construído para observar o cosmos, presos à Terra ou a vaguear pelo espaço.

À conquista de Marte

Esta segunda semana de fevereiro de 2021 ficou marcada pelo sucesso de duas missões a Marte: a entrada em órbida da primeira a sonda Al Amal (Esperança em árabe) dos Emirados Árabes Unidos. a 8 de fevereiro - e a Tianwen-1, o primeiro aparelho orbital chinês a ser bem sucedido nesta manobra, a 10 de fevereiro.

A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, tem programada para 18 de fevereiro a chegada à orbita e depois a solo marciano de um novo robô, o Perseverance (Perseverança).

Missão ExoMars

A Europa também tem planos para Marte: a missão ExoMars é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com as autoridades espaciais russas, a Roscosmos.

Um projeto com duas fases em que a primeira já está a decorrer desde março de 2016 e a segunda fase tem lançamento previsto para 2022.

Telescópio Espacial Hubble

Algumas das imagens são captadas pelo Telescópio Espacial Hubble, já há 30 anos a navegar pelo espaço e a deslumbrar-nos com o que "vê".

Missão Copernicus

A missão Copernicus da ESA tem uma série de satélites Sentinel que monitorizam a Terra.

Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS) é o maior laboratório científico construído fora da Terra. Está em órbita há 22 anos a cerca de 400 km de altitude. O primeiro módulo foi lançado a 20 de novembro de 1998, mas a evolução é contínua. É a maior construção que o Homem fez fora da Terra numa parceria que junta nações "rivais".

Últimas