Mundo

Irão anuncia novas medidas que violam acordo nuclear

Irão vai retomar as atividades de enriquecimento de urânio na sua fábrica de Fordo.

Sputnik Photo Agency

Presidente do Irão anunciou hoje que o país vai começar a enriquecer urânio em 1.044 centrifugadoras na central de Fordo, o que representa uma violação do acordo nuclear assinado em 2015 com as maiores potências do mundo.

"A partir de amanhã [quarta-feira] , começaremos a injetar gás [de urânio, Ed] na central Fordo", afirmou Hassan Rohani, num discurso transmitido pela televisão estatal.


O Irão retomará assim as atividades de enriquecimento de urânio na sua fábrica de Fordo (cerca de 180 km ao sul de Teerão), congelada desde a entrada em vigor do acordo nuclear internacional alcançado em Viena em 2015.


Este é o quarto passo, desde maio, do plano de Teerão em reduzir os compromissos nucleares em resposta à retirada dos Estados Unidos, um ano antes, do acordo de Viena, disse Rohani.
Na segunda-feira, dia em que o Irão assinalou o 40.º aniversário da invasão da embaixada dos Estados Unidos em Teerão com protestos antiamericanos em muitas cidades do país, o dirigente do programa nuclear do Irão anunciou que o país começou a operar 60 centrifugadoras avançadas IR-6 para produzir urânio.


Ali Akbar Salehi disse ainda que o Irão produz a partir de agora cinco quilogramas de urânio enriquecido por dia, dez vezes mais do que há dois meses.


Segundo o responsável, o Irão opera atualmente o dobro das centrifugadoras avançadas relativamente ao que o país assumia ter.


Uma centrifugadora IR-6 consegue produzir urânio 10 vezes mais depressa do que a primeira geração desta tecnologia (as IR-1), as únicas permitidas pelo acordo do nuclear.


Ao utilizar estas centrifugadoras avançadas, o Irão reduziu ainda mais o prazo estimado pelos especialistas para Teerão construir uma arma nuclear, que era de um ano.

Lusa

Últimas