De acordo com o jornal The Libyan Adress, o Exército Nacional Líbio (LNA) abateu hoje de manhã um Mirage F1 e capturou o piloto português de 29 anos.
"Segundo a Divisão de Informação Militar do LNA, o avião foi abatido na area de Al-Hira, a sul de Tripoli, atingido pelas forças da LNA".
No Twitter, o jornal publica duas filmagens feitas pelo Exército Nacional Líbio. A primeira filmagem contém imagens que podem impressionar. Mostram o momento em que o piloto é capturado, está ferido e coberto de sangue. Ouve-se alguém a questionar se é britânico e distingue-se a palavra "portuguese", mas não é possível perceber quem o diz.
A segunda filmagem mostra os destroços do avião.
O jornalista freelancer portugês Duarte Levy publicou no Twitter a notícia e avança que o piloto é "um cidadão português, mas não um militar ao serviço das Forças Armadas Portuguesas".
A Líbia vive em instabilidade política desde o fim do regime de Kadhafi em 2011. Duas forças discutem o poder, o Governo da Unidade Nacional, reconhecido internacionalmente, e as forças rebeldes no leste do país, lideradas pelo general Khalifa Haftar.
Desde o início de abril que o líder das forças rebeldes conduz uma ofensiva contra Tripoli, a capital do país. Os combates já fizeram centenas de mortos e milhares de feridos.