As imagens partilhadas nas redes sociais mostram o guerreiro completamente transformado e muitos foram aqueles que criticaram o trabalho.
A escultura está na igreja da cidade espanhola de Estella e, segundo a BBC, o restauro ficou a cargo de uma professora de artes. No entanto, o pároco terá pedido apenas a limpeza da escultura, não querendo que fosse restaurada.
"Não podemos tolerar mais ataques à nossa herança cultural", defendeu a Associação de Conservação de Arte de Espanha, através de um comunicado citado pela emissora espanhola.
A transformação enfureceu os locais, que exigem agora saber porque não foram informados dos planos da igreja.
O presidente da Câmara de Estella acredita que a pintura original terá sido perdida, depois de terem sido usados plásticos e "as pinturas erradas" na restauração. "Este é um trabalho de especialistas e devia ter sido feito por especialistas."
Em 2012, também em Espanha, uma restauração deu para o torto. Em causa estava uma pintura de Jesus Cristo, apelidada de Ecce Homo. Na altura, Cecilia Gimenez e o seu pincel transformaram a pintura do século XIX num "Cristo Macaco", como ficou conhecida.