"Tenho o prazer de anunciar que o secretário de Estado Mike Pompeo está no ar de regresso da Coreia do Norte com três extraordinários senhores que toda a gente está desejosa de conhecer. Parecem estar de boa saúde", escreveu Trump no Twitter, a que se seguiu outra publicação a precisar que o avião aterrará na base Andrews perto de Washington às 2h00 de quinta-feira, 7h00 de Lisboa.
A libertação dos três homens detidos há cerca de um ano surge na sequência da visita do secretário de Estado dos EUA a Pyongyang para ultimar os preparativos para o encontro de Trump com o líder da Coreia do Norte.
Trump acrescenta do tweet que o chefe da diplomacia norte-americana teve "um bom encontro" com Kim Jong-un e que ficou definida uma data e um local para o encontro.
Três detidos por "atos hostis" contra a Coreia do Norte
Kim Hak-Song trabalhava para a Universidade de Ciências e Tecnologia de Pyongyang quando foi detido em maio de 2017. Foi detido na estação de comboios de Pyongyang quando regressava a casa, na localidade chinesa de Dandong, acusado de ter cometido "atos hostis" contra o Governo.
Kim Sang-Duk, conhecido pelo nome Tony Kim, trabalhava na mesma universidade, foi detido em abril de 2017 no principal aeroporto de Pyongyang quando tentava abandonar o país.
Kim Dong-Chul, empresário e pastor com cerca de 60 anos, foi condenado em abril de 2016 a dez anos de trabalhos forçados depois de detido por subversão e espionagem.