"A FUGA IMPOSSÍVEL"
O caso ficou conhecido como a "fuga impossível" e os três responsáveis continuam a figurar na lista dos homens mais procurados nos Estados Unidos, quase 46 anos depois.
Detidos depois de assaltarem um banco, os três acabaram atrás das grades em Alcatraz, naquela que era considerada, à altura, uma das prisões mais seguras do mundo. Terão conseguido escapar através de um túnel, escavado pelos próprios.
Depois, usaram capas de chuva para criar um barco insuflável improvisado e saíram da ilha. Nunca mais foram vistos.
A SOLUÇÃO DO MISTÉRIO?
O autor da carta será John Anglin. No texto, que terá sido escrito em 2013, John começa por apresentar-se: "O meu nome é John Anglin. Fugi de Alcatraz em junho de 1962 com o meu irmão Clarence e o Frank (...) Naquela noite conseguimos, mas foi por pouco".
John revela depois que tanto Clarence como Frank teriam vivido até à velhice. O irmão teria morrido em 2008 e Frank em 2005.
UM ACORDO SEM EFEITO
Na carta, enviada à polícia de São Francisco, John Anglin, na altura com 83 anos, revela que tem cancro. Propõe, por isso, um acordo: "Se anunciarem na televisão que vou ficar preso no máximo um ano e que vou receber cuidados médicos, escreverei de volta para dizer exatamente onde estou".
O texto revela ainda que John viveu durante grande parte da vida em Seattle e estaria, à data, na Califórnia, estado norte-americano a que pertence a cidade de São Francisco e, curiosamente, onde se situava a prisão de Alcatraz.
Segundo a BBC, a polícia não tornou a carta pública, apesar de a ter recebido há cinco anos, de acordo com a estação televisiva norte-americana CBS.
O texto só foi divulgado depois de ter sido entregue, por uma fonte anónima, ao KPIX, uma emissora local propriedade da CBS.
ANÁLISES "INCONCLUSIVAS"
As autoridades responsáveis pelo caso desde 1978 enviaram depois a carta ao FBI, para que a caligrafia fosse analisada. Em comunicado, revelaram que os resultados foram "inconclusivos".
A fuga, uma das mais mediáticas de sempre, foi imortalizada no grande ecrã com o filme de 1979 "Os Fugitivos de Alcatraz", protagonazido por Clint Eastwood.