O documentário a propósito dos 65 anos de reinado de Isabel II conta os detalhes da cerimónia de coroação que se realizou a 2 de junho de 1953.
Entrevistada por Alastair Bruce, a monarca diz que há algumas desvantagens em usar coroas mas realça que são "coisas muito importantes".
"Não podia olhar para baixo para ler o discurso. Tinha de ler o discurso com a cabeça bem erguida. Porque caso baixasse, o meu pescoço partia-se e ela (a coroa) caía".
A coroa foi feita para a coroação de George VI, em 1937, e pesa mais de um quilo. Composta por 2868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, cinco rubis e centenas de pérolas, é de admirar que nunca tenha caído.
"Felizmente eu e o meu pai temos mais ou menos o mesmo formato de cabeça. Mas uma vez que você coloca a coroa, ela fica. Isto é, permanece no sítio", acrescentou Isabel II.
Coche "horrível, nada confortável"
Mas não é só do peso da coroa que a monarca se queixa. Segundo a rainha, a viagem que fez no coche de ouro do Palácio de Buckingham até Westminster não foi nada agradável.
"Definitivamente o coche não é para viajar. (...) Horrível, é apenas revestido de couro, nada confortável"
"The Coronation" é emitido no domingo pela BBC e, para além de imagens da rainha, tem também imagens inéditas dos dois filhos Charles e Anne quando ainda eram crianças.