Vários meios de comunicação social israelitas, entre eles a televisão pública Kan, avançaram que Israel informou os Estados Unidos sobre o ataque que lançou esta terça-feira contra altos cargos do Hamas no Qatar.
A emissora qatari Al Jazeera informou terem sido ouvidas explosões em Doha, capital do Qatar, onde residem vários altos funcionários do Hamas, após o que uma fonte oficial israelita confirmou à agência noticiosa espanhola EFE a realização de um ataque de Israel contra líderes do grupo islâmico naquele país.
Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), a embaixada dos Estados Unidos no Qatar pediu aos seus cidadãos no país que "permaneçam em segurança" após o ataque israelita que, segundo as autoridades qataris, teve como alvo um complexo que abriga líderes do Hamas em Doha.
"Vimos notícias sobre ataques com mísseis em Doha. A embaixada dos Estados Unidos ordenou que o seu pessoal permanecesse em segurança nas suas instalações. Recomenda-se aos cidadãos norte-americanos que permaneçam em segurança e acompanhem as atualizações", escreveu a embaixada na respetiva conta na rede social X.
A partir do Dubai, o Qatar atribuiu hoje a Israel um ataque contra a sede do movimento islamita palestiniano Hamas em Doha, que considerou cobarde e uma violação do Direito internacional.
O Exército israelita anunciou hoje um "ataque preciso contra a liderança sénior" do Hamas, sem fornecer mais pormenores sobre o local do ataque.
Com Lusa