Mundo

Milhares nas ruas de Barcelona pela libertação de políticos detidos

Várias dezenas de milhares de manifestantes encheram este sábado uma avenida do centro de Barcelona, no início de uma marcha para exigir a libertação de 10 dirigentes independentistas catalães. Estão detidos por "sedição" os presidentes da organização Assembleia Nacional Catalã (ANC), Jordi Sanchez, e do sindicato Omnium Cultural, Jordi Cuixart, e oito ex-membros do governo catalão destituído após a declaração de independência.

A mobilização deve servir de teste para o movimento independentista, após o fracasso da declaração unilateral de independência de 27 de outubro e antes das eleições regionais convocadas para 21 de dezembro.

À frente da manifestação, onde eram visíveis rostos do independentismo e familiares dos detidos, iam duas faixas escritas em catalão: "Liberdade para os presos políticos" e "Somos uma república".

Segundo imagens da televisão, os manifestantes encheram uma avenida que conduz à praia de Barcelona, alguns com cartazes que diziam "SOS democracia" e outros com bandeiras independentistas.

A manifestação foi convocada pelas poderosas organizações separatistas ANC e Omnium e o presidente do executivo catalão destituído Carles Puigdemont -- alvo de um mandado de detenção europeu por se encontrar na Bélgica -- apelou aos independentistas para fazerem ouvir um "clamor" na concentração.

Os organizadores esperavam a mesma afluência que durante as concentrações em massa no dia da festa nacional catalã, a Diada, a 11 de setembro.

Após a declaração unilateral de independência, o Governo espanhol do conservador Mariano Rajoy ativou o artigo 155 da Constituição, suspendendo a autonomia da região, destituiu o executivo, dissolveu o parlamento e convocou eleições regionais.

Com Lusa

Últimas