Desporto

Vuelta: Almeida aproxima-se de Vingegaard a dois dias da Bola del Mundo

Na 18ª etapa da Volta a Espanha, um contrarrelógio reduzido em Valladolid, João Almeida diminuiu a diferença para o líder Jonas Vingegaard para 40 segundos. Filippo Ganna venceu a etapa, com João Almeida em terceiro. 

Juan Medina

SIC Notícias

O ciclista português João Almeida manteve esta quinta-feira a dúvida sobre a vitória na Volta a Espanha, ao reduzir para 40 segundos a diferença para o dinamarquês Jonas Vingegaard, a dois dias da decisiva subida à Bola del Mundo.

Num reduzido contrarrelógio em Valladolid – passou de 27,2 para 12,2 quilómetros –, devido aos protestos pró-Palestina dos últimos dias, o português da UAE Emirates ‘roubou’ 10 segundos a Vingegaard (Visma-Lease a bike) na 18.ª etapa, com os 20 segundos a mais de bonificações do dinamarquês a poderem revelar-se decisivos.

“Fiz o melhor que consegui. Não era um esforço que me assentasse bem, é uma pena que não tenham sido 27 quilómetros. Mas é o que é”, referiu o português.

Sem surpresas, apesar de não ter tido os melhores tempos nos pontos intermédios, o italiano Filippo Ganna (INEOS), duas vezes campeão do mundo, triunfou no contrarrelógio, em 13 minutos, depois de ter feito um último setor supersónico, retirando oito segundos ao australiano Jay Vine em 4,2 quilómetros.

“Fiquei mais cansado nestas três horas à espera do que na bicicleta. Na primeira parte não encontrei o ritmo certo, depois no final tentei puxar o máximo sem pensar nada. Estou muito feliz por hoje”, assumiu.

Mais surpreendente foi a segunda posição de Jay Vine, a apenas um segundo, sendo o primeiro de três ciclistas da UAE Emirates no top 5 da etapa, seguido por Almeida, na terceira posição, a oito segundos, e pelo também português Ivo Oliveira, em quinto, a 11.

Com a luta pela vitória final a estar, aparentemente, reservada a Vingegaard e Almeida, o britânico Thomas Pidcock (Q36.5) conseguiu defender-se do australiano Jai Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe) e até consolidar o terceiro lugar, ao ser três segundos mais rápido, passado a ter 39 segundos de vantagem.

No top 10, apenas houve uma alteração, com o norte-americano Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech) a ultrapassar o austríaco Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) na sexta posição.

Apesar das muitas bandeiras da Palestina ao longo do percurso, muitas delas já na reta da meta, não houve qualquer incidente grave, embora a polícia ainda tenha de ter efetuado duas detenções de pessoas que tentaram impedir a passagem de um ciclista da Israel-Premier Tech.

Antes da temível subida à Bola del Mundo, no final da 20.ª e penúltima etapa, no sábado, os ciclistas da geral devem ter na sexta-feira uma etapa mais tranquila, num percurso de 161,9 quilómetros, entre Rueda e Guijuelo, de muitos altos e baixos, mas sem qualquer contagem de montanha.

Com Lusa

Últimas